IASP 2015 - 2º Bimestre.

Trabalho 1º ano Ensino Médio - Climograma (para 08 a 11 de junho).


Introdução
O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. Através do climograma pode se representar graficamente as variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo.


A temperatura geralmente é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras (histograma) que representa as precipitações ao longo do período estudado.

EX:


A análise do climograma é feita sempre comparando a taxa de precipitação e a temperatura. Com o uso do climograma é possível identificar os períodos de estiagem, as épocas onde a precipitação é maior e até fazer comparações entre os climas de localidades diferentes.

Objetivo Específico
·         Compreender que as variações de temperatura, umidade e precipitação anuais estão relacionadas com o preço de alguns produtos;
·         Compreender a relação entre as estações do ano e o deslocamento de populações (humanas e animais);
·         Perceber a relação entre as estações do ano e a sua própria realidade local.

Estratégia
             1) Dividir a sala em grupos, com no máximo 5 pessoas.

             2) Cada grupo será responsável pela confecção do seu climograma e relatório, de acordo com a cidade e a região escolhida.

Data entrega: semana de 08 a 11 de junho.

Dados e informações para confecção do trabalho, clicar nos links abaixo:

Questões para responder no trabalho. Faça uma análise do climograma que você construiu. 

  1. Classifique o climograma de acordo com o tipo climático (clima equatorial, clima tropical, clima semiárido, clima litorâneo, clima subtropical, tropical de altitude).
  2. Quais os fatores climáticos (latitude, altitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, relevo, vegetação, correntes marítimas) são mais relevantes na classificação do clima das cidades que você escolheu?
  3. De acordo com a classificação de climática de Koppen-Geiger, quais as letras poderiam representar o seu climograma. Ver apostila 2 de Geografia (módulo 4) pág. 26 e 27.
  4. Por último responda, como o tipo climático pode interferir nas atividades econômicas (agropecuária, turismo) ou no cotidiano das pessoas?
 

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